segunda-feira, 2 de março de 2009

Bela iniciativa

Uma rede de empresas poderosas reuniu-se para patrocinar o acesso da população de baixa renda a exames como a ressonância magnética, ultrassom e mamografia de alta complexidade, num projeto intitulado Imagem Solidária, iniciativa da Associação dos Antigos Alunos dos Padres Jesuítas, que através dele aduz reafirmar sua formação cultural e religiosa.

Tais exames na rede particular custam em média R$ 800,00 o mais caro e a pretensão do grupo é promover o atendimento a cerca de 2.000 pessoas, número superior aos atendimentos estimados pelo Sistema Único de Saúde mediante o pagamento de uma “taxa” em torno de R$ 100,00.

Em que pese o altruísmo e a relevância social da proposta, resta-nos a indagação acerca da não-realização de um custeio total e irrestrito para os exames oferecidos, notadamente pela capacidade financeira dos patrocinadores em contraponto à hipossuficiência dos beneficiados que continuariam a ter dificuldade de dispor do valor cobrado sem privar-se do mínimo necessário à sobrevivência pessoal e da família.

A diferença é que, sem o projeto, o acesso aos exames na rede particular é inviável; a partir dele e de outros similares, o acesso depende da cotização de seus pares, familiares, vizinhos e amigos, privando-se cada um deles de uma parcela de seus direitos fundamentais em favor do outro, por relação de afeto ao próximo e consciência social, autêntica e profunda demonstração de solidariedade sem contrapartida.

Não se discute que o dever é do Estado de promover a saúde da população, mas inegável que a contrapartida da empresa está na área dos incentivos fiscais e no retorno à imagem. É solidária? Evidentemente, mas nem tanto quanto poderia ser e, ao destinar ao beneficiado a responsabilidade pelo pouco que ainda lhe é inalcançável, reforça seu estado de exclusão.

Na seara do pragmatismo, porém, é bela iniciativa que merece registro nesse espaço.


Endereço:

Rua São Clemente, 216 - Botafogo
Rio de Janeiro (RJ)

Clique no título dessa postagem e conheça o projeto através do sítio http://www.imagemsolidaria.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário